A cidade de Arraial do Cabo é certamente um dos locais mais interessantes para conhecer no Rio de Janeiro. Possui uma beleza exuberante, com paisagens incríveis, praias maravilhosas, orlas memoráveis e muito mais.

Por isso, muita gente quer saber o que fazer em Arraial do Cabo, o que comer, como circular, etc. Pois esse local é certamente um dos pontos que sonham em visitar. 

Se você quiser entender como aproveitar melhor o passeio neste município, preparamos um guia rápido com informações precisas sobre o local. Assim, você poderá fazer seu turismo com a garantia de passar um tempo de qualidade.

Confira!

O que fazer em Arraial do Cabo: Roteiro de 5 dias

Vamos começar logo com um roteiro rápido de 5 dias com dicas sobre o que fazer em Arraial do Cabo, simulando um passeio pelas praias mais legais do local. 

Citaremos 5, uma praia para cada dia. 

1. Prainhas do Pontal do Atalaia

O Pontal é um morro que fica na área urbana do Arraial. Perto do condomínio de casas que há no morro, temos as chamas prainhas, que são duas praias bem pequenas que se tornam uma com a maré baixa. O local tem acesso limitado a 250 veículos por dia.

Para acessar as prainhas, você tem uma escadaria de 250 degraus. Contudo, também dá para chegar com um barco que vem da Praia dos Anjos.

As duas praias trazem uma água cristalina, em uma temperatura agradável, e ainda uma Gruta que é ótima para fotos e acesso por turistas. 

Pontal do Atalaia

2. Praia do Forno

Mais uma opção para quem busca água transparente e ondas contidas. A parte da areia costuma ficar bem cheia de pessoas em dias de feriado e fins de semana. 

O interessante sobre ela é que não dá para acessar de carro: só com barco ou com uma trilha. A vegetação em torno encobre a praia e a fecha praticamente. 

3. Praia Grande

A maior da região, ótima para ver o pôr do sol com amigos ou com entes queridos. Não pode faltar em um artigo sobre o que fazer em Arraial do Cabo. 

No entorno, está sempre muito movimentada, com restaurantes, bares e lojas, sempre com música ao vivo e muita animação. Possui também ótimos quiosques e barracas com o que você precisa. 

Outro fato: a água é bem gelada e pode ser um incômodo para quem gosta de tomar banho. 

4. Praia do Farol

Um espetáculo quando se analisa clareza da água, cor da areia e beleza estética da paisagem, a praia do farol é literalmente considerada uma das melhores do país. 

Porém, é uma área reservada. Logo, tem um limite de pessoas: até 250.

Dá para encontrar diversos artefatos naturais bem interessantes, como conchas, chifres de animais e outros. Só se pode chegar até ela de barco. 

5. Praia dos Anjos

Considerada como não ideal para banho, ainda assim é ótima para passeios ao redor. Engloba vários hotéis e pousadas, com diversas opções para comer em seu entorno. Por isso, é uma opção perto de onde você vai ficar provavelmente.

A praia conta com vários quiosques e barracas. Também tem acesso limitado, somente com trilhas ou barco-táxis. 

Como circular por Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo

Você pode se dirigir aos locais a pé, já que a cidade é bem pequena. O normal é que as pessoas já fiquem perto das praias e dos locais de serviço.

No caso de praias distantes, você pode usar o Uber, ir de táxi ou até de carro próprio. Para chegar em algumas das praias que mencionamos, você só consegue de barco-táxi. Já em outras, é possível chegar com trilhas.

Onde fica o Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo oferece uma série de boas opções de pousadas e hotéis para estadia.

Perto da Praia Grande e da Praia dos Anjos, você tem a Pousada do Timoneiro. Tem quartos confortáveis e está perto dos serviços necessários (restaurantes, lojas, mercados, bares, etc).

Outra opção boa e sempre recomendada é a Pousada Mirai. 

A Pousada Central de Arraial é outra opção aconchegante, com um bom custo-benefício. O problema é só a distância da maioria das praias.

Outro dos melhores custo-benefícios é o da Pousada Caravela. Está a 300 metros da Praia Grande e se destaca pelo café da manhã de qualidade, por um bom atendimento e pelo conforto dos cômodos. 

Há também opções de hotéis. Temos o Méditerranée Hotel, que fica pertinho da Prainha, e o Hotel da Canoa, que fica a minutos da Praia Grande. 

Onde comer em Arraial do Cabo?

Já tem ideia sobre o que fazer em Arraial do Cabo e procura agora opções para alimentação? Aqui temos várias opções.

Há o restaurante Saint Tropez, que é focado em frutos do mar. Contudo, também traz massas, pizzas, panquecas e sobremesas de qualidade. Assim, é uma opção para quem gosta dos pratos principais e também para quem não gosta.

Outra alternativa para frutos do mar é o Armazém do Camarão, que fica perto da Praia Grande. Esse, além de boa comida, ainda proporciona uma vista incrível do mar enquanto as pessoas se alimentam.

O Sol na Cozinha é um restaurante próximo à Praia Grande, que se destaca por um bom atendimento, além de risotos, carnes, aves e pescados. 

Perto da Praia dos Anjos, você pode comer no Pimenta Rosa. Oferece carne bovina, aves, frango a passarinho, bem como frutos do mar. Destacamos o camarão com catupiry, bem como o bolinho de bacalhau. 

Já na Prainha, há um restaurante japonês muito próximo, com aquele sushi inesquecível: o Hissao.

Passeios em Arraial do Cabo

Além das praias, há várias formas de aproveitar bem o tempo em Arraial do Cabo.

Você pode visitar a Gruta Azul, de 30 metros de extensão e 15 metros de altura, no Pontal do Atalaia. Pode ir ao Porto do Forno, perto da praia de mesmo nome.

Uma dica boa para quem gosta de museus é o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira. Há também o Centro Cultural Manoel Camargo, para rememorar elementos históricos importantes. 

Outro tipo de passeio são as viagens de barco. Uma especialmente passa pelo Pontal do Atalaia e pela já citada Gruta Azul. 

Descubra como aproveitar melhor sua visita ao Arraial do Cabo, com um passeio organizado pelos pontos mais importantes!

Conclusão

Arraial do Cabo concentra algumas das melhores praias do nosso país e certamente algumas das mais bonitas do Rio de Janeiro. É um lugar pequeno, aconchegante, simples, com ótimas passagens e que certamente vai te render momentos inesquecíveis.

Por isso, planeje bem o roteiro da sua viagem e aproveite cada minuto dela. Caso esteja em dúvida sobre o que fazer em Arraial do Cabo e o que comer, comece com esse guia e com a opção de passeio do Brasil Show Turismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.