Petrópolis é uma cidade de grande representação histórica, tendo sido uma parte importante do Brasil Imperial. Sua importância hoje reside no fato de existir diversos links para figuras e feitos relevantes da construção do Brasil como conhecemos.

Toda essa riqueza histórica está disponível para quem visita a cidade, que fica a 66 km da capital do Rio de Janeiro.

Assim, você já sabe uma boa dica de o que fazer em Petrópolis: conhecer as diversas opções de locais históricos que incluem casas, palácios e avenidas.

Entenda melhor como fazer um bom passeio em Petrópolis.

O que fazer em Petrópolis?

Confira as melhores dicas de destinos turísticos que te respondem facilmente o que fazer em Petrópolis, uma das cidades mais charmosas do  Rio de Janeiro!

1. Catedral São Pedro de Alcântara

Essa catedral se destaca por seu estilo neogótico inspirado em catedrais francesas e alemãs. Um dos grandes destaques é o local onde estão os restos mortais da Família Imperial, incluindo Dom Pedro II e a princesa Isabel.

Há também diversas esculturas de artistas como Jean Magrou e Bertozzi. Também vale mencionar os vitrais de Cristo, de santos e de outras representações religiosas.

2. Casa Santos Dumont

Trata-se da última casa em que morou Santos Dumont. A casa, que foi desenhada por ele em um terreno considerado inapropriado para construção, se tornou um museu aberto à visitação e à celebração do legado de Dumont. Ficou conhecida como “A Encantada”, por estar situada próximo ao Morro do Encantado.

3. Casa do Colono

Uma casa repleta de elementos históricos e que foi habitada por colonos antigos, oriundos de outras culturas. Possui uma grande aura de casa alemã, passando para os visitantes uma imagem precisa de algo da região. Traz até instrumentos e utensílios que eram usados na época, como o cortador de repolho.

4. Palácio de Cristal

Um palácio de vidro misturado com uma forte estrutura de ferro que leva esse nome pela semelhança com o cristal. Um local bonito, transparente, que, segundo relatos, teria sido dado de presente por Conde D’Eu para a Princesa Isabel.

A inspiração foi um modelo semelhante que existia em Porto e em Londres. Contudo, as duas foram desmontadas.

O palácio foi inaugurado em 1884. Foi restaurado recentemente e, desde então, é uma grande opção para visitas de turistas (principalmente por conta das exposições). É um ótimo cenário para tirar uma foto mais legal e divertida também.

5. Cervejaria Bohemia

A Cervejaria Bohemia é outra das opções interessantes quando se pensa o que fazer em Petrópolis.

O entorno envolve cervejaria, empório e museu, com diversos itens interessantes e especiais para conferir. São mais de 160 anos, com bastante história para quem deseja entender como ela funciona e como impactou a produção de cervejas no Brasil.

No complexo Bohemia, você também conta com bar, restaurante, loja e outros locais. Você pode tomar uma cerveja enquanto saboreia um hambúrguer artesanal, por exemplo.

Logo da Cervejaria Bohemia em máquina de choppp

6. Avenida Koeler

Uma avenida com diversos marcos históricos. Existe a casa da princesa Isabel, onde foi tirada a última foto da Família Imperial no Brasil. Há também a Mansão Kremer, que foi construída em 1854 por Henrique Kremer.

O grande feito associado com a Mansão é justamente o início da Cervejaria Bohemia, com o início da produção das bebidas em solo brasileiro.

A avenida foi um local planejado por Major Júlio Frederico Köeler, que deu nome à avenida. Aliás, Petrópolis foi uma cidade planejada por Koeler para ser uma futura colônia. A avenida começa na região onde está localizada a Catedral São Pedro de Alcântara e tem fim na praça Rui Barbosa.

Enfim, quando estiver analisando o que fazer em Petrópolis, é importante considerar uma avenida que foi palco de tantas questões importantes e foi morada de muitas pessoas relevantes.

7. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Trata-se de um ponto turístico perfeito para trilhas, rapel, escaladas e travessias. São 200 km de extensão, com cachoeiras diversas e picos de montanhas para exploração livre. É ideal para ecoturismo, com opções de paisagens incríveis, animais especiais e diversos, etc.

Destaca-se o dedo de Deus, um pico rochoso em formato de um dedo que chama atenção no local. Há também a Serra do Mar e a Pedra do Sino, com 2.275 m de altitude. No alto da Pedra do Sino, inclusive, há relatos de um frio incomum no Brasil, quando o clima está com temperaturas mais baixas.

Parque da Serra dos òrgãos Petrópolis

8. Palácio Quitandinha

Lugar de cultivo de produtos vendidos em uma quitanda, por isso, tem esse nome. Frutas, legumes e hortaliças são alguns dos itens. Sua história inclui ter sido controlada por Dom Pedro II, depois de ter sido doada por Júlio Frederico Koeler.

9. Casa de Chocolates Katz

A Casa Katz nasceu por conta de uma relação entre Anne Katz e Ruth Bucki, alemã e austríaca, respectivamente. Foi fundada em 1953. Destacam-se suas guloseimas artesanais, com uma matéria-prima de qualidade. Até hoje, é um destaque entre os turistas como uma boa opção para o que fazer em Petrópolis.

Passeio Petrópolis Imperial

O Brasil Show Turismo tem uma opção de passeio pela Petrópolis Imperial que vai fazer sua viagem à região valer a pena. São 9 horas de visita a vários dos locais históricos que mencionamos, como o Quitandinha, o Palácio de Cristal e a casa de Santos Dumont.

O pacote inclui o transporte (ida e volta), a entrada no Museu Imperial, um guia bilíngue e um almoço livre.

Então, se quiser saber mais sobre o que fazer em Petrópolis, não deixe de conhecer o Brasil Show Turismo.

Reserve agora sua viagem para Petrópolis e conheça a riqueza cultural dessa cidade!

Conclusão

Quando pensar sobre o que fazer em Petrópolis, é só lembrar que se trata de uma cidade planejada na época do Império com pontos turísticos históricos que carregam grande parte do que já foi o nosso país.

É ideal para se conectar a um Brasil antigo e entender melhor como eram as vidas dessas pessoas no século XIX.

Ou seja, é uma viagem de muito aprendizado e conhecimento, bem como bastante enriquecimento cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.