MAPA DE ANGRA DOS REIS

Passeio de barco em Angra dos Reis!

Angra dos Reis é uma cidade localizado no oeste do estado do Rio de Janeiro. Encontra-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas. Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. Sua população, aferida no Censo  era de 207.000 habitantes.
Angra dos Reis possui uma área de 816,3km². Os municípios limítrofes são Parati, Rio Claro e Mangaratiba, no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro, no lado paulista.

História de Angra dos Reis

Angra dos Reis foi descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho no dia 6 de janeiro de 1502. Como era dia dos Reis Magos, recebeu este nome devido a enorme angra pontilhada de ilhas paradisíacas, montanhas, rios e florestas, além de um mar profundamente azul.
Bem antes, os índios Tupinambás já desfrutavam de toda a beleza do lugar. A abundância de recursos naturais e sua exuberante paisagem certamente atraíram os primeiros colonizadores.
Angra dos Reis tem a sua localização geográfica, propícia ao corso, atraiu piratas de várias nacionalidades, algum tempo depois. A primeira colonização foi feita no continente, em 1530, por uma expedição a mando da Coroa de Portugal. Somente em 1556 chegaram os colonizadores, vindos dos Açores, que criaram um povoado ao se fixarem na enseada.
Em 1608, tornou-se Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.
A primeira atividade econômica de Angra dos Reis foi a cultura da cana-de-açúcar, além de servir de parada no trajeto entre Santos e Rio de Janeiro. Depois, exportando e importando os produtos de Minas Gerais e São Paulo, chegou a ser um dos maiores portos do Brasil. Na época do império, Angra conheceu um grande apogeu, durante o ciclo do café.
Nos fins do século, porém, abriu-se à estrada de ferro São Paulo-Rio, terminando com as vantagens que Angra dos Reis oferecia às comunicações entre as duas cidades. Logo depois, em 1888, a abolição da escravatura acabou com a mão-de-obra essencial para a agricultura: o município parou. Só meio século depois, com o estabelecimento de uma estrada de ferro para Minas Gerais e a reativação do porto, Angra voltou a crescer.
Mas somente na década de 60, com a instalação do Estaleiro da Verolme, a cidade volta a ter uma economia mais expressiva. Logo depois, foram instalados no município a Usina Nuclear de Furnas e o Terminal da Petrobrás.
Vamos fazer um passeio de barco em Angra dos Reis?

 

ANGRA DOS REIS

PORQUE ANGRA DOS REIS ?

Angra dos Reis foi descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho no dia 6 de janeiro de 1502. Como era dia dos Reis Magos, recebeu este nome devido a enorme angra pontilhada de ilhas paradisíacas, montanhas, rios e florestas, além de um mar profundamente azul.

O que aguarda ao turista que chega em Angra dos Reis?
Os passeios de barco ou escuna são tradição entre os turistas que visitam a Ilha Grande, pois é a oportunidade de conhecer lugares espetaculares, como a Lagoa Verde, Lagoa Azul, Praia do Aventureiro, do Caxadaço e dos Meros. Geralmente os passeios de barco partem do Cais da Vila Abraão.

Praias em Angra dos Reis

Se você tem como objetivo viajar para Angra dos Reis, certamente valoriza o verão e deve fazer questão de aproveitar os dias ensolarados com os pés na areia à beira mar, isto porque o grande destaque da região são as praias, que são lindíssimas.

Suas principais praias são:

ANGRA DOS REIS POSSUE BELAS PRAIAS

Locais históricos


Convento Nossa Senhora do Carmo

O Convento Nossa Senhora do Carmo foi um projeto realizado pelos Frades Carmelitas que chegaram na cidade. O projeto se iniciou em 1613 a 1617. Algumas reformas foram feitas a partir de então chegando ser ampliado.
O local em que se localiza o prédio é bem movimentado no centro da cidade próximo a maravilhosa praia e de tantos outros pontos turísticos antigos da região. Ele fica no centro da cidade uns dos Principais Pontos Históricos de Angra dos Reis. Os frades carmelitas estabeleceram-se neste local antes mesmo de aqui existir o primitivo povoamento. Fundado em 1593, seu aspecto atual data de 1623. Existe no cemitério o corpo mumificado de Maria Isabel da Visitação Corrêa, falecida em 1822.

CONVENTO N.S. DO CARMO

Convento São Bernardino de Sena


A ideia do Convento São Bernadino de Sena construído em 1763, surgiu com o intuito de substituir o antigo Convento Franciscano da Cachoeira que era pequeno para abrigar os franciscanos. Nas dependências são realizadas visitas guiadas por motivadores culturais, além de eventos musicais, exposições sobre patrimônio histórico, oficinas e ensaios de grupos culturais uns dos pontos históricos mais antigo. O relógio existente no campanário ainda é original do antigo convento.

Convento São Bernardino de Sena

Centro Cultural Theóphilo Massad (Teatro Municipal)


A Prainha pode ser vista a partir da estrada que chega em Arraial e é nesse momento que você começa a perceber que a cor da água por ali é fantástica. É possível chegar na Prainha a partir do centro caminhando por cerca de 30 min, o que vale a pena se quiser um local para alugar um guarda sol e passar o dia. Se não gosta de praia lotada, porém, não é o melhor destino para um domingão.

Prédio em estilo colonial que se destaca pela beleza e arquitetura, é composto de sala de música e vídeo, cada uma com capacidade para 50 pessoas, três camarins, teatro para 210 pessoas, sala de produção e dois salões para exposições diversas.

Os pontos históricos Centro Cultural é uma conquista dos artistas de Angra e vem a cada dia se firmando como mais um dos importantes espaços para as diversas manifestações culturais da cidade.

Endereço: Praça Guilherme Greenhalgh s/n, São Bento.

CENTRO CULTURAL

Capela do Senhor do Bonfim

Localizada sobre uma ilhota, em frente à Praia do Bonfim. Sua construção data de 1780, pelas mãos de Manoel Francisco Gomes. A Capela do Senhor do Bonfim localiza-se próximo ao centro a três km da cidade, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ela foi construída numa ilhota.

 

CAPELA DO SENHOR DO BONFIM

Vamos fazer um passeio de barco em Angra dos Reis?

PASSEIO DE BARCO EM ANGRA DOS REIS

LAGOA AZUL

A Lagoa Azul é uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul, localizada entre duas ilhotas na importante região histórica de Freguesia de Santana. O local é um agregado geográfico da Ilha dos Macacos, cuja extremidade norte, é o ponto da Ilha Grande que está mais próximo do continente. A região é belíssima com recantos dignos de chamarmos de paraíso. Está bem próxima de outras praias sensacionais, Grumixama, Baleia, Freguesia Sul e norte.

Lagoa Azul, apelido turístico inspirado no clássico do cinema dos anos 80 com a atriz Brooke Shieldes, é um ponto turístico dos mais badalados da Ilha GrandeAs embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, flutuar com “macarrões” (flutuadores de espuma) fornecidos pelas tripulações, praticar snorkel ou alimentar os peixinhos “sargentinhos” (nome científico abdufdef) com miolo de pão, já viciados de serem alimentados pelos visitantes. No alto verão, a região fica lotada de lanchas, veleiros, escunas.

LAGOA AZUL

Ilha de Cataguases ou Cataguás

A Ilha de Cataguases está localizada na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Conhecida também como Ilha de Cataguás, ela está situada a menos de 1 km do continente e é famosa por suas inúmeras belezas naturais. A Ilha de Cataguases é cercada pela natureza e possui uma faixa de areia muito convidativa, por isso ela é um ótimo destino para quem busca relaxar. No local, é possível descansar à beira-mar, papear com os amigos e admirar uma vista linda do litoral. Além disso, vale a pena aproveitar a infraestrutura do espaço, que conta com um excelente quiosque.

ILHA DE CATAGUASES

Freguesia de Santana

Freguesia de Santana é uma península, na fronteira da face norte com a face noroeste da Ilha Grande, composta por 4 praias. Praia da Freguesia, Praia da Baleia, Praia da Grumixama e Praia da Freguesia Sul. A vista aérea revela a beleza peculiar desta região.

Foi aqui na Freguesia de Santana que iniciou o povoamento da Ilha Grande. No século XVII era o centro de desenvolvimento econômico da Ilha Grande, região agrícola com grande lavouras de café, legumes e cereais, além de engenhos de açúcar e aguardente. Da mesma maneira da Enseada de Palmas, a Freguesia de Santana foi muito habitada no passado e pouco habitada atualmente, com apenas 50 moradores. Hoje é um destacado ponto turístico, não só para a Ilha Grande, mas também para a cidade de Angra dos Reis, de onde partem partem passeios de escuna e lancha.

O que restou da grandeza e prosperidade deste povoado está hoje reduzido à secular Igreja de Santana, construída em 1843, que é o mais importante monumento religioso da Ilha Grande e vem resistindo bravamente aos tempos

MERGULHO EM ARRAIAL DO CABO

Praia de Japariz

A praia do Japariz é parada obrigatória para os participantes dos passeios de escuna e lanchas que permanecem de 1 hora a 1h30 minutos. No verão tem grande movimento de barcos que trazem os turistas para almoçarem nos seus restaurantes. É habitada por uma pequena comunidade de pescadores e comerciantes que mantém uma intensa comunicação com o continente, tanto para Angra dos Reis, como para Conceição de Jacareí.

PRAIA DE JAPARIZ

Passeio de barco em Angra dos Reis

E onde ficar em Angra dos Reis ?

Angra dos Reis fica no litoral do Rio de Janeiro, possui um litoral todo recortado e repleto de ilhas, com aproximadamente 365 ilhas, ou seja, uma para visitar a cada dia do ano. Angra dos Reis é famosa por ser um destino onde celebridades, empresários e gente de muito dinheiro têm casa de veraneio, ou melhor, mega mansões para passarem as férias. Em alguns passeios de barco, os guias até mostram onde fica a casa de alguns famosos, que aliás estão nas ilhas da Angra, e não no continente que não é tão bonito quanto às ilhas.

Mas para quem não puder ter sua própria casa ou não quiser ter uma casa em Angra, vamos ajudar a escolher o melhor local para se hospedar durante a viagem.

Em muitas cidades, se hospedar no centro é a melhor opção, mas esse não é bem o caso de Angra dos Reis. Definitivamente a imagem que se faz de Angra com mar de cor azul e praias com areia branquinha, não está no centro da cidade. Só se hospede no centro se você quiser ficar em um local com bastante infraestrutura, com comércio, bares e restaurantes, sabendo que está indo para um lugar onde a paisagem que irá ver ao acordar será uma paisagem urbana e sem beleza alguma. As praias do centro normalmente estão impróprias para banhos, mas de outro lado, para fazer passeios de barco e explorar as ilhas de Angra, é do centro que sai a maioria das embarcações, há até linhas regulares de barcos para Ilha Grande, e para as demais ilhas pode ser feito passeios de escuna ou lancha. Caso cheque em Angra de ônibus, o Terminal Rodoviário fica no centro.

Estrada do Contorno

A Estrada do Contorno é outra opção para se hospedar em Angra. Como não é tão central, nesse caso vale a pena alugar um carro para se locomover e ir até o centro quando necessário, pois o transporte público não é algo muito fácil de ser encontrado por aqui. Essa estrada contorna uma parte do litoral de Angra, aliás uma bela parte, repleta de paisagens lindas e praias exclusivas. Não é à toa que esse pedaço do litoral é povoado por mansões de alto padrão e excelentes pousadas e hotéis. Um dos melhores hotéis de Angra, o Vila Galé Eco Resort fica nessa estrada. Com praia privativa, sistema all inclusive e todos os mimos que um hotel desse nível oferece, muitos turistas que se hospedam ali nem fazem questão de sair do hotel. Nessa mesma estrada, os hotéis mais econômicos ficam mais próximos do centro como por exemplo a Pousada Casa Atlântica, que é muito bem avaliada e tem uma incrível vista para o mar. 

Ilha Grande

Saindo do continente, outro lugar que muita gente gosta se hospedar quando vai a Angra, é a Ilha Grande. Muitos apenas passam o dia na ilha, mas para quem deseja conhecer melhor o lugar e ficar mais próximo da natureza, o ideal é dormir na ilha que conta com diversas opções de hospedagens. A Vila do Abraão, na Ilha Grande, é onde fica a maioria das pousadas. Não há grandes hotéis ou resorts all inclusive, em geral são pousadas mais simples e rústicas, mas há algumas um pouco mais caras que são bem charmosas como a Pousada Naturalia, cercada pela mata e com vista para a praia e a Pousada Caiçara que está totalmente de frente para o mar. 

Vamos fazer um passeio de barco em Angra dos Reis ?

E onde comer em Angra dos Reis?

Steak’n Beach

Bastante procurado pelo ótimo serviço e pratos com a culinária regional, o Steak’n Beach, é um beach bar de destaque na Praia do Canto, em Ilha Grande. O espaço dispõe de mesas e cadeiras na areia, o que torna a experiência ainda mais agradável

Bar do Chuveiro 

Lar do mais notável pastel de camarão do litoral sul do Rio de Janeiro, o Bar do Chuveiro é parada obrigatória durante a sua visita a Angra dos Reis. O lugar tem duas unidades na cidade. A matriz Bracuí, Rodovia Gov. Mário Covas, km 502, em Nova Itanema, foi inaugurada em 1983. A filial, no Iate Clube Aquidabã, ao lado da Praia do Anil, fica na Avenida Ayrton Senna e é a mais acessível pelo centro. 

Além do lanche oficial da cidade e adjacências, você terá pelo menos mais 34 opções de recheios de pastel com frutos do mar ou doce no Bar do Chuveiro. Dentre eles, o pastel cupim é preparado com a carne desfiada e bem temperada (R$ 12,90). Já o de marisco é feito com vôngole fresco encontrado na região e foi a primeira receita do lugar (R$ 10,90)

Govinda Ilha Grande

Impossível ir à Ilha Grande, em Angra dos Reis, e não ouvir falar das pizzas da Govinda. O restaurante tem culinária com sotaque argentino e agrada principalmente pela massa fina e crocante e bastante recheio. 

Os sabores variam muito por lá. Os mais pedidos são margherita com alho, mussarela com cebola e bacon, parma e rúcula com calabresa especial. Ainda, o Govinda Ilha Grande serve deliciosos crepes e típicas empanadas argentinas. A faixa de preços fica entre R$ 25 e R$ 50. 

Restaurante Peixe com Banana

Quer comer um peixe com banana original caiçara em Angra dos Reis? O Restaurante Peixe com Banana não esconde a importância do prato regional nem no nome. Por lá, o preparo do cozido segue a receita tradicional feita com peixe carapau, azeite, pimentões, coentro, banana e farinha de mandioca crua. 

O lugar em Maguariqueçaba, Ilha Grande, está mais para um espaço simples e modesto. Mas, as refeições são caprichadas e servem até três pessoas. Além do mais, os pedidos costumam chegar rápido e quentinhos. Peça filés de peixe à parmegiana, risoto de polvo, camarão no abacaxi e é claro o peixe com banana. 

O local costuma ter parceria com agências de passeios de barcos e lanchas. Dessa forma, é comum que os visitantes escolham os pratos no combo junto com a volta pela ilha. Os valores das porções são em torno de R$ 93 com bebida. Funciona todos os dias, das 12h às 18h. 

Restaurante Samburá

Restaurante Samburá é um dos pontos gastronômicos mais frequentados de Angra dos Reis. A localização no centro da cidade e a especialização em pratos com peixe e frutos do mar são responsáveis pela reputação do espaço com história de mais de 30 anos na região. 

Panqueca de marisco (R$ 27), espaguete de  pupunha com vieiras da Baía de Ilha Grande (R$ 138), camarão e filés cozidos no vapor (R$ 167). As opções no cardápio podem variar de itens mais em conta e outros ingredientes mais ricos. Destaque que o espaço também serve o badalado peixe com banana!

Site da prefeitura de Angra dos Reis: https://www.angra.rj.gov.br/
Passeio de barco em Angra dos Reis : https://www.brasilshowturismo.com/trip/passeio-angra-dos-reis/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *